domingo, 13 de setembro de 2015

Monumentos.


Na atividade de Arte sobre os monumentos, uma pesquisa foi realizada para conhecer e compreender o significado de alguns monumentos para a cidade onde se encontra. Ao final as crianças se tornaram grandes escultores, produzindo o seu próprio monumento com a massinha de modelar, apresentando para a turma o objetivo e significado do monumento criado.











O projeto foi elaborado pelo arquiteto Luiz Carlos Ribeiro, sendo a obra entregue em 8 de dezembro de 1992. A criação do Monumento ocorreu devido à homenagem que o governo municipal de então quis fazer aos colonos da Colônia Agrícola Nacional de Dourados (CAND). A Colônia Agrícola foi criada em 28 de outubro de 1943 pelo Decreto Lei nëë 5941, do então presidente Getúlio Vargas. A criação da Colônia inseriu-se no contexto da política denominada de “Marcha para Oeste”, na qual o governo federal visava “nacionalizar” as fronteiras e ocupar os ditos “espaços vazios”. À época da criação do Monumento ao Colono já havia bens históricos que referenciavam a Colônia, mas nenhum especificava o colono. Daí a gestão de Braz Melo elaborar a idéia do Monumento. É válido ressaltar que, nem todos compreendem cada significado dos detalhes do monumento. No que se refere ao marco (obelisco) que o monumento possui, esse representa o desenvolvimento de Dourados região, impactado com a vinda dos colonos à CAND. Além disso, há o aterro com várias floreiras, que simboliza o mapa da Colônia, com suas localizações que são hoje os distritos de Panambi, São Pedro, Vila Vargas, Indápolis, e ainda as seguintes cidades: Fátima do Sul, Dourados, Glória de Dourados, Deodápolis, Vicentina, Jateí e Douradina com seu distrito Cruzaltina. Sabe-se que com a criação da CAND foi grande a vinda de trabalhadores rurais de várias regiões do País para a área que a Colônia abrangia.

Praça dos Três Poderes, em Brasília, no Brasil, é um amplo espaço aberto entre os três edifícios monumentais que representam os três poderes da República: o Palácio do Planalto (Executivo), o Supremo Tribunal Federal (Judiciário) e o Congresso Nacional (Legislativo). Como em quase todos os logradouros da cidade, a parte urbanística foi idealizada por Lúcio Costa e as construções foram projetadas por Oscar Niemeyer.


 
O Cristo Redentor é uma estátua art déco que retrata Jesus Cristo, localizada no bairro de Santa Teresa[1] , na cidade do Rio de Janeiro, Brasil. Em 2007 foi eleito uma das novas sete maravilhas do mundo.
O monumento foi concebido pelo engenheiro brasileiro Heitor da Silva Costa e construído em colaboração com o escultor francês Paul Landowski e o engenheiro francês Albert Caquot, entre 1922 e 1931. Foi inaugurada no dia 12 de outubro de 1931, dia de Nossa Senhora Aparecida.
A estátua situa-se no topo do morro do Corcovado, a 709 metros acima do nível do mar, no Parque Nacional da Tijuca, com vista para a cidade. Um símbolo do cristianismo brasileiro, a estátua se tornou um ícone do Rio de Janeiro e do Brasil.[2] Em uma pesquisa realizada pela revista América Economia, no ano de 2011, o Cristo Redentor foi considerado por 23,5% dos entrevistados como o maior símbolo da América Latina.

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